No dia 18 de Junho foi publicada a Encíclica "Laudato si' - Sobre o cuidado da casa comum", tendo havido reações de apoio de muitas instituições estados e individualidades e cidadãos.
Pela importância política que esta encíclica “verde”, revela, numa altura em que o planeta enfrenta uma das mais sérias crises ambientais, sócias e económicas sugerimos a sua leitura bem como o visionamento de um vídeo da BBC que apresenta a conclusão de um estudo por três universidades americanas Stanford, Princeton e Berkeley que conclui que o planeta terra já entrou num novo período de extinção massiva de espécies e que os humanos podem estar entre as primeiras baixas.
Esta encíclica do Papa Francisco, dirige-se não só aos cristãos, mas «a cada pessoa que habita neste planeta» e invoca a «solidariedade universal» para «unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral».
A encíclica é um documento muito bem organizado, em seis capítulos e 246 parágrafos, partindo de uma avaliação do estado do planeta em relação às alterações climáticas e ao ambiente, faz uma reflexão sobre as causas, lança desafios e define linhas de ação, como seria de esperar de um Papa com o perfil de Francisco.
O Papa expressa na encíclica, a urgente necessidade de agir para uma resposta à degradação ambiental e alterações climáticas que não pode ser definida apenas pela ciência, tecnologia ou pela economia pois é também um imperativo moral.
Saiba mais em: http://www.geota.pt/scid/geotaWebPage//defaultArticleViewOne.asp?categoryID=720&articleID=2409
Sem comentários:
Enviar um comentário