domingo, 4 de março de 2012

Uma experiência de participação

Conheço bem a região de Melides, onde passo férias há alguns anos. Por mero acaso, descobri que o Plano de Urbanização de Melides estava em consulta pública. Apesar de estar mesmo a terminar o prazo, e como tinha umas ideias (ainda que soltas e simples), resolvi participar. É melhor que nada!
A participação foi feita via internet (com o envio de um email se a memória não me falha). Tudo rápido e eficiente.
Há uns dias tinha na minha caixa do correio um postalito de carta registada....depois de tentar perceber a letra do carteiro, e com a ajuda de mais uma ou duas pessoas, lá concluímos que vinha do "Município de Grândola". O que me quereria a Câmara Municipal de Grândola?
Bom, lá tive que me dispor a vir um dia mais cedo para casa e gastar uns 40 minutos a ir ao correio para ir buscar a carta. A carta era a resposta, nos termos da lei, às minhas sugestões. Em síntese, não aceitaram nada ou não era esta a altura certa para o dizer...tudo bem, eu fiz a minha parte.
Porque não me enviaram a resposta por email? Eu sou teimoso, mas se calhar da próxima vez penso duas vezes antes de participar.
Não pude deixar de reparar que a carta (assinada pelo vereador) nem agradecia  a minha participação. Pode ser verdade que é uma obrigação cívica, mas são tão poucos a fazê-lo que não custava nada agradecer e explicar como é importante que o cidadão se manifeste.
Já quanto ao texto da carta...complexo, cheio de referências legais e palavras difíceis (uma até tive de ir ao dicionário). Cá para mim, deviam gastar 15 minutos e ver este TED sobre o direito a compreender.
Já enviei um email ao vereador a apresentar estas sugestões.

Adenda a 5 de Março:
Como referi, enviei um email ao vereador, utilizando o endereço directo que encontrei na página da Câmara de Grândola. Enviei o email ontem à noite e hoje pelas 9h10 da manhã já tinha resposta do vereador. Agradeceu e informou-me que no essencial concorda com as propostas que irão ser ponderadas no sentido de aproximar o cidadão da Administração.
Muito bem! Parabéns ao vereador pela rápida resposta. Concordasse ou não comigo, era importante responder. Concordando, fico ainda mais contente. Fiquei a pensar que provavelmente os técnicos da Câmara precisam de formação na área da cidadania e, em particular, nas vantagens da intervenção cívica e do processo de participação pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário