Grupos sociais e ambientais em todo o mundo reivindicam para esta Sexta-Feira 25 de Novembro um 1 dia sem compras e a adopção nos outros 364 dias do ano de um modelo de consumo alternativo, mais justo e com menos desperdício.
O GEOTA junta-se a esta iniciativa, neste período de crise económica, não apenas para apelar à redução do consumo, mas para promover a reflexão crítica sobre o nosso modelo de consumo. Discutir este modelo cego de desenvolvimento que cria problemas graves do ponto de vista social, como o endividamento, que incentiva o consumo em vez de satisfazer as necessidades e que não leva à felicidade, mas sim ao individualismo. Consumimos demais e estamos a devorar os recursos do planeta.
O Dia sem Compras é um acto simbólico para tomarmos consciência que o consumo é uma actividade circunscrita aos países ocidentais, com efeitos ambientais terríveis ao nível da predação dos recursos naturais escassos. Para compreender que a solução para a crise não passa por mais consumo, mas sim por procurar um outro modelo, mais justo e que não implique a destruição dos recursos naturais.
O GEOTA junta-se a esta iniciativa, neste período de crise económica, não apenas para apelar à redução do consumo, mas para promover a reflexão crítica sobre o nosso modelo de consumo. Discutir este modelo cego de desenvolvimento que cria problemas graves do ponto de vista social, como o endividamento, que incentiva o consumo em vez de satisfazer as necessidades e que não leva à felicidade, mas sim ao individualismo. Consumimos demais e estamos a devorar os recursos do planeta.
O Dia sem Compras é um acto simbólico para tomarmos consciência que o consumo é uma actividade circunscrita aos países ocidentais, com efeitos ambientais terríveis ao nível da predação dos recursos naturais escassos. Para compreender que a solução para a crise não passa por mais consumo, mas sim por procurar um outro modelo, mais justo e que não implique a destruição dos recursos naturais.
Várias iniciativas globais denunciam os excessos e inconvenientes deste modelo de consumo e propõem alternativas, com base em valores sociais e ambientais, como a sustentabilidade, a solidariedade e o proximidade, de preferência num raio de origem dos produtos inferior a 100 km. Procurar um novo modelo de desenvolvimento com objectivos económicos, sociais e ambientais de forma a garantir a sustentabilidade futura e a solidariedade intergeracional,
Sem comentários:
Enviar um comentário