Porque é que se atira peixe ao mar, morto, em vez de se desembarcar e vender para consumo humano? Um programa a não perder, no dia 14 de Agosto às 21 horas (na RTP2)!
O GEOTA associa-se à campanha "Hugh's Fish Fight", destinada a acabar com a prática insustentável das rejeições de peixe ao mar, usando a oportunidade gerada pela revisão da Política Comum de Pescas, actualmente em curso.
Várias figuras públicas portuguesas, como Sílvia Alberto e Virgílio Castelo, manifestaram o seu apoio à campanha Fish Fight, que pede um ponto final à prática de deitar peixe consumível ao mar. Nas chamadas "rejeições", mais de um milhão de toneladas de peixe são deitadas ao mar, todos os anos, em águas europeias, devido aos regulamentos da UE. Entretanto, chega a Portugal o programa de TV - premiado com um BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) - "Hugh’s Fish Fight", que lançou esta campanha para tentar mudar as leis da UE.
Com apresentação de Hugh Fearnley Whittingstall, chef britânico e impulsionador da campanha alimentar, o sucesso de "Hugh’s Fish Fight" tem sido fenomenal. Até ao momento, mais de 700.000 pessoas assinaram a petição da Fish Fight para a reforma da Política Comum das Pescas.
CHEGOU A ALTURA DOS PORTUGUESES PARTICIPAREM E DIZEREM O QUE PENSAM EM RELAÇÃO AO FUTURO DA PESCA EM ÁGUAS EUROPEIAS. O programa de uma hora será exibido dia 14 de Agosto, às 21h, na RTP2. Esta campanha teve origem no Reino Unido (www.fishfight.net) e está disponível em português emwww.fishfightpt.com.
Hugh Fearnley-Whittingstall afirma: "Quero que o público português se envolva activamente na campanha Fish Fight. Partilhamos todos o mesmo espaço de pesca na Europa e as nossas pescas e frotas precisam da nossa ajuda, porque estão a mandar fora peixe contra a sua vontade, por causa das leis disparatadas da UE. Chegou a altura de mudar essas leis! Estamos muito contentes com o apoio de pessoas como Virgílio Castelo ou Sílvia Alberto que, com a sua influência junto do público, podem ser um grande incentivo. Temos de proteger os mares, para que os nossos filhos e os filhos deles possam usufruir dessa riqueza. Vamos lá, Portugal!”
http://www.facebook.com/pages/Geota-Grupo-de-Estudos-de-Ordenamento-do-Territ%C3%B3rio-e-Ambiente/194459527248761
Sem comentários:
Enviar um comentário